Especialidades
Profissionais
A Clínica Vitruviana se tornou a mais nova franqueada da R-Crio, após uma parceria de longa data. A R-Crio é um centro de processamento celular, laboratório especializado na coleta, transporte, armazenamento e entrega de células-tronco mesenquimais, presentes nos dentes de leite e no terceiro molar, periósteo do palato e tecido adiposo.
A R-Crio é a única empresa brasileira especializada exclusivamente em coleta de células-tronco mesenquimais, responsáveis pela formação dos tecidos sólidos do corpo humano. Todos os processos realizados pelo laboratório da R-Crio - e agora também pela Clínica Vitruviana - seguem a descrição de patente com depósito internacional, sendo assim um protocolo único no mundo.
Essa proximidade também é uma vantagem aos clientes da clínica, uma vez que os processos de coleta e armazenamento de células-tronco estão nas mãos de profissionais de confiança do paciente.
As células-tronco têm três grandes capacidades de atuação na área da saúde:
- São capazes de induzir a regeneração de células vizinhas;
- São capazes de se transformarem em diferentes tipos de células, como células de ossos, músculo, cartilagem, neurônio, gordura e células de órgãos;
- São capazes de controlar a dor por meio do controle da resposta inflamatória do organismo, a qual também dificulta o processo regenerativo do local.
Sendo assim, o tratamento de muitas doenças podem ter uma melhor abordagem com as células-tronco, como as lesões de cartilagem de atletas que sofrem com muitas dores no joelho - onde há inflamação e necessidade de regeneração - ou mesmo em enfermidades e acidentes graves, como o Alzheimer, o Parkinson, diabetes tipo 2, lesões de medula, doenças cardíacas e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Existem ainda evidências de que o uso das células-tronco em até 48 horas de uma lesão na medula pode evitar a destruição de células nervosas e diminuir o dano do acidente, ou mesmo serem utilizadas no Alzheimer, onde há relatos de que a resposta inflamatória também seja um agravante.
Já no caso de diabetes e doenças cardíacas, as células poderiam formar novas células dos órgãos, retomando funções perdidas, como a produção de insulina ou auxílio para retomar a função cardíaca após infarto.
E assim, o tratamento, e até mesmo a cura, de enfermidades que atualmente são consideradas incuráveis está se tornando cada vez mais próximo e real.
Cicatrização mais rápida e menos perceptível
A terapia com células-tronco, também conhecida como medicina regenerativa, possui a grande vantagem de utilizar as próprias células do paciente, eliminando o risco de rejeição. Além disso, a criopreservação permite que a idade das células seja paralisada ao estagnar o metabolismo celular. Sendo assim, as células congeladas não envelhecem e as pessoas podem ter acesso a saúde que tinha décadas atrás.
Outras pesquisas indicam que as células-tronco mesenquimais aplicadas na pele em feridas operatórias recentes possuem capacidade de favorecer o processo regenerativo da pele lesada cirurgicamente. Em um desses estudos em andamento participa o Dr. Alexei Gama, que vem de uma família de cirurgiões-dentistas.
O objetivo é entender a aplicação das células-tronco durante o ato operatório em regiões onde aconteceram as incisões cirúrgicas para que seja formada uma cicatriz menos intensa, menos perceptível e que a regeneração local seja mais próxima possível do natural após seis meses a um ano de reparo tecidual.
“Pela padronização do estudo, vamos realizar ensaios com as abdominoplastias, pois trata-se de uma cicatriz muito longa, de ilíaco a ilíaco, que pega toda a região da cintura. Então, é mais fácil de padronizar em termos de centímetros e de quantidade nas áreas de aplicação das células. Isso está em desenvolvimento com a R-Crio”, revelou Alexei Gama, em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED, em maio de 2022.
As células-tronco mesenquimais, mais especificamente, são capazes de se transformarem, em condições adequadas, em diversas outras células do corpo, como células de ossos, músculos, pele, cartilagem, tecido nervoso, células produtoras de insulina, vasos sanguíneos, entre muitos outros tipos. E assim, o tratamento, e até mesmo a cura, de enfermidades que hoje são consideradas incuráveis tornou-se cada vez mais próximo e real.
Portanto, preservar as células hoje, com a melhor qualidade (e mais jovem) possível, pode garantir uma vantagem imensa na saúde, uma vez que a pessoa pode preservar as células-tronco numa época antes de determinada doença aparecer para que possa no futuro substituir ou retomar a função perdida de alguma célula do corpo por conta do envelhecimento natural.
Ficou interessado em saber mais? Envie-nos uma mensagem ou entre em contato pelo telefone (21) 2236-4422.
Aproveite e clique aqui para conferir a entrevista do Dr. Alexei Gama concedeu sobre a utilização das células-tronco mesenquimais na regeneração tecidual na íntegra.