Atendimento: (21) 98838-6072

Bichectomia

O que é a Bichectomia?

A bichectomia é a remoção de uma bolsa de gordura na região das bochechas, conhecida como bola de Bichat, que ajuda a modelar as maçãs do rosto.

Por que a cirurgia é necessária?

Esse acúmulo de gordura é natural, e acontece principalmente na infância (ajuda na sucção durante a amamentação), não sendo causado por nenhum tipo de doença específica. Se o paciente engordar durante a vida, ela se torna mais aparente, como nos pacientes com sobrepeso ou obesidade.

Porém, algumas pessoas possuem essa grande quantidade de gordura nas bochechas independente de estar acima do peso ou não, sobretudo por questões genéticas.

Este tipo de cirurgia possui indicação restrita na harmonização da face e nos casos que o paciente morde muito a própria bochecha, podendo também ser indicada como complemento a outros procedimentos como lifting facial, rinoplastia (cirurgia de nariz) e mentoplastia (queixo).

Como realizamos a Bichectomia?

Trata-se de uma cirurgia relativamente simples e pouco invasiva, realizada com anestesia local sob sedação com óxido nitroso, em nosso centro cirúrgico, com o pós-operatório bem parecido com a extração do terceiro molar. Os resultados começam a aparecer entre 15 e 20 dias, com a sua remodelação total em 90 dias (três meses), sendo necessário aguardar esse prazo para enxergar o resultado final.

O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos em cada lado, não passando de uma hora no total.

Ultimamente apareceram casos na mídia e nas redes sociais relatando um excesso de remoção dessa gordura, gerando uma deficiência de preenchimento na face de alguns pacientes. Como em toda cirurgia, a avaliação e um bom planejamento cirúrgico são fundamentais. Por isso, muitas vezes indicamos apenas a remoção parcial dessa gordura para suavizar o volume dessa região do rosto, sem deixar nenhuma deficiência de preenchimento.

Contraindicações

A cirurgia é contraindicada em poucos casos, como em pacientes submetidos à radioterapia ou quimioterapia; com infecções locais ou sistêmicas; trismo (limitação de abertura bucal); cardiopatias severas; deficiência de fatores de coagulação; problemas hepáticos e renais graves; além de menores de idade e gestantes.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?