Especialidades
Responsável
Imagens
O que é?
Esse tipo de procedimento tem sido realizado com frequência por conta da atrofia vulvar que acontece com as mulheres a partir dos 35 anos.
Geralmente, com o passar dos anos, os grandes lábios e o Monte de Vênus perdem volume e elasticidade, causando rugas e flacidez. Esse processo de envelhecimento natural faz com que os grandes lábios fiquem mais vazios e desprotegendo o intróito vaginal (a abertura até a vagina), enquanto o Monte de Vênus perde a sua projeção natural.
Também há casos em que a flacidez na região vulvar favorece o surgimento de excesso de pele na região dos grandes lábios e no Monte de Vênus, gerando desconforto e incômodo às mulheres, principalmente em casos de grande variação corporal (emagrecimento), após gravidez ou a realização de cirurgia bariátrica.
Existe alguma solução?
Para essas duas situações existe solução: a cirurgia de preenchimento dos grandes lábios e do Monte de Vênus com enxerto de gordura (lipoenxertia). Esse procedimento é também considerado um procedimento de harmonização genital.
Assim como a ninfoplastia, a cirurgia é simples, sendo realizada com anestesia local, sem necessidade de internação. Remove-se um pouco de tecido adiposo de uma região com excesso, como abdômen, culote ou flancos. Em seguida, a gordura é processada para poder ser utilizada e enxertada na região genital com cânulas especiais. O procedimento não deixa nenhuma cicatriz.
A maioria das pacientes volta ao trabalho após três dias do procedimento. No entanto, deve-se evitar exercícios físicos nos primeiros 14 dias, assim como banhos com água quente muito demorados para reduzir a formação do inchaço. Relações sexuais vaginais não são indicadas até um mês da realização da cirurgia.
Existe alguma contraindicação?
Em geral, essa cirurgia íntima não tem contraindicações.
Método alternativo
Como opção temporária para pacientes que não possam ou não desejam remover gordura de outra parte do corpo, pode-se realizar o preenchimento dos grandes lábios e do Monte de Vênus com ácido hialurônico. Com a aplicação utilizando-se anestésico local, a paciente volta para casa após o procedimento, não havendo restrições pós-operatórias ou contra indicações.