Especialidades
Profissionais
Imagens
Otoplastia
O que é?
A otoplastia é a cirurgia realizada para a correção do excesso e da super projeção da cartilagem da concha das orelhas, que neste caso fica muito afastada do crânio, deixando-a demasiadamente evidente. O lóbulo também pode estar com alguma deformidade, podendo estar aumentado de tamanho e deslocado para frente.
O procedimento pode ser realizado em adultos e crianças (a partir dos sete anos), deixando uma cicatriz bem escondida, localizada no sulco atrás da orelha.
Indicações
É indicado para todas as pessoas que possuem essas alterações de tamanho ou na forma das orelhas, como as chamadas “orelhas de abano”, que podem impactar na autoestima e qualidade de vida. Essas alterações podem afetar as duas orelhas ou, eventualmente, apenas uma orelha (orelha em abano unilateral).
Como realizamos a Otoplastia?
A cirurgia é realizada com o paciente sedado e com anestesia local em nosso centro cirúrgico, não precisando de internação hospitalar, com duração média de uma hora para cada orelha.
A técnica apresenta uma boa recuperação, com rápido retorno às atividades básicas do dia a dia. As suturas são removidas de dez dias a duas semanas após o procedimento.
Contraindicações
A otoplastia é contraindicada em pessoas com problemas de saúde descompensados, sendo necessária uma avaliação geral de saúde.
Lobuloplastia
O que é?
A Lobuloplastia é uma parte de Otoplastia, que consiste na reconstrução do lóbulo de orelha rasgada devido ao uso de brincos pesados, alargadores ou até mesmo por acidente.
Indicações
A cirurgia é indicada para quem deseja fechar o lóbulo da orelha ou para aqueles que possuem o furo do lóbulo da orelha muito alargado.
Como realizamos a Lobuloplastia
Trata-se de um pequeno procedimento cirúrgico, realizado sob anestesia local em nosso centro cirúrgico, que corrige essa alteração, removendo o tecido em excesso e deformado, devolvendo ao lóbulo um formato natural.
A cirurgia leva de trinta minutos e uma hora, com o paciente já voltando para casa podendo realizar suas atividades básicas do dia a dia.
Após dois ou três meses da cirurgia, o paciente é liberado para fazer um novo furo, ao lado da cicatriz (que fica muito discreta) e usar brinco novamente, se desejar.
Contraindicações
Não existem contraindicações para o procedimento, mas o paciente deve conversar com o médico responsável para tirar todas as suas dúvidas e avaliar a sua saúde geral.