Especialidades
Responsáveis
Imagens
O que é?
A Rinoplastia é a cirurgia que remodela e reestrutura o nariz, seja em sua parte óssea, quanto - principalmente - em sua parte cartilaginosa. O conceito atual de Rinoplastia visa melhorar tanto a estética quanto a sua função.
Sendo assim, muito além de um nariz mais bonito e harmônico, o paciente terá um ganho em sua própria respiração, como corrigindo um desvio de septo simultaneamente, por exemplo.
Para que serve?
Arrebitar a ponta, modelar o dorso e reduzir o tamanho do nariz são pedidos bem comuns entre os pacientes que procuram por esse tipo de cirurgia plástica. Em uma Rinoplastia, o osso e a cartilagem podem ser diminuídos, reposicionados ou até aumentados, dependendo da necessidade do caso.
Em todos os casos, o nariz é sempre bem estruturado internamente para que, com o passar dos anos, ele possa manter seu novo formato.
Como realizamos a Rinoplastia?
Existem duas abordagens cirúrgicas principais, dependendo do defeito a ser corrigido: a Rinoplastia fechada ou a aberta. Na Rinoplastia fechada, não existe cicatriz visível. Ela é bem indicada nos casos onde a ponta nasal precisa de pequenas correções, além de ser possível tratar a maioria dos defeitos do dorso.
Já a Rinoplastia aberta é indicada para os casos onde maiores modificações são necessárias, tanto da ponta, quanto da largura e do formato nasal. A cicatriz fica localizada apenas na columela (região que separa as narinas) e é quase imperceptível.
O procedimento pode ser realizado em adultos e adolescentes (a partir de 15 anos).
A Rinoplastia fechada pode ser realizada com sedação e anestesia local, em nosso centro cirúrgico, não necessitando de internação hospitalar. Já a Rinoplastia aberta é realizada com anestesia geral em centro cirúrgico, precisando de internação hospitalar de 24h.
O período de recuperação para retorno às atividades diárias acontece em 14 dias.
Contraindicações
A Rinoplastia é contraindicada em crianças, pessoas com problemas de coagulação, mulheres grávidas ou em amamentação.