Especialidades
Profissionais
Imagens
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma cirurgia que visa remover a gordura localizada quando o paciente não consegue eliminar esse excesso através de dietas e exercícios físicos. Para a melhora do contorno corporal, o procedimento normalmente é realizado nas coxas, culotes, flancos (gorduras localizadas na lateral do quadril, entre a barriga e a região lombar), abdome, braços, dorso e pescoço.
A técnica tem como objetivo melhorar a auto-estima das pessoas. No entanto, para que essas mudanças sejam permanentes, é necessário que sejam combinadas com a reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos.
Por isso, aqui na Clínica Vitruviana, desenvolvemos o Protocolo Vitruviano para ajudar o paciente a atingir esses objetivos com uma orientação multiprofissional, formada por nutricionista, educador físico e endocrinologista.
A lipoaspiração também pode estar associada à outras cirurgias, como redução mamária e ginecomastia, melhorando o perfil lateral da mama e abdominoplastia ressaltando a curva e a cintura do paciente.
Como realizamos lipoaspiração?
Aqui, na Clínica Vitruviana, o Dr. Alexei Gama Cavalcanti utiliza diferentes cânulas, cada uma com seus detalhes de espessura, comprimento, curvatura e orifícios de extração, que são ligadas a um aparelho de sucção para realizar o procedimento.
A lipoaspiração consiste na fragmentação e na sucção da gordura excessiva, em regiões abaixo das camadas mais profundas da pele, nunca superficiais, para não criar depressões ou áreas de retrações indesejadas.
A cirurgia é realizada com anestesia, que pode ser geral ou local com sedação, dependendo do volume de gordura a ser extraído e da área a ser lipoaspirada.
Um limite de segurança para o paciente é nunca remover mais de 5% da gordura do seu peso corporal total. Por isso, é muito importante que o mesmo realize o procedimento na sua melhor forma física possível, uma vez que existe um limite para remover a gordura.
Na fase pós-cirúrgica, o paciente terá inchaço e manchas roxas na pele, que desaparecerão de 15 a 30 dias. A pele voltará gradualmente ao estado normal de rigidez até o terceiro e quarto mês, atingindo um resultado de melhora da sua flacidez original. O inchaço pode seguir por semanas ou até alguns meses até sumir completamente. Portanto, o resultado não é imediato.
Entre os cuidados necessários estão o uso de cinta elástica e placa modeladora e a realização de sessões de drenagem linfática. Há ainda a recomendação da utilização de outras técnicas, como o tapping, que também acelera os resultados da lipoaspiração.
Existe alguma contraindicação?
Não existem contraindicações para a cirurgia, mas pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidos ao procedimento quando bem preparados e orientados.