Especialidades
Profissionais
Imagens
O que é uma lipoescultura corporal?
A lipoescultura corporal é um procedimento estético que vem ganhando bastante espaço no mercado e na mídia nos últimos anos. No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar, ela é bem diferente da lipoaspiração, uma vez que vai além da remoção de gordura localizada.
Na verdade, a técnica permite a realização de uma remodelação física estrutural. O cirurgião plástico pode, inclusive, realocar algum tecido adiposo, de forma controlada e estratégica, visando a melhoria do aspecto da região e dos contornos corporais como um todo. Também é possível enxertar gordura em alguns músculos para que estes fiquem mais volumosos, melhorando a estética final do paciente.
Vale ressaltar que a lipoescultura corporal não é indicada para remover grandes quantidades de gordura, mas sim para tornar algumas áreas mais harmoniosas, como o queixo, o abdômen, os braços e as pernas.
Essa técnica cirúrgica evoluiu muito nos últimos anos e os seus resultados estão cada vez mais consistentes, proporcionando um tempo menor de recuperação e a redução de efeitos colaterais, como inchaço e vermelhidão.
Como realizamos a lipoescultura corporal?
Aqui, na Clínica Vitruviana, com o Dr. Alexei Gama, utilizamos cânulas específicas conectadas a uma seringa para coletar células gordurosas. Estas sofrem um processo de decantação e filtração, sendo reintroduzidas nas áreas deprimidas em forma de túneis até o completo preenchimento do contorno corporal ou facial.
Geralmente, utiliza-se a anestesia peridural (tipo de anestesia parcial que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo). No entanto, nada impede que o procedimento seja realizado com anestesia local e sedação ou anestesia geral. O que determina o tipo de anestesia utilizado é o volume de células gordurosas e o número de regiões a serem lipoaspiradas.
Na fase pós-cirúrgica, o paciente terá inchaço e manchas roxas na pele, que desaparecerão de 15 a 30 dias. A pele voltará gradualmente ao estado normal de rigidez até o terceiro e quarto mês, atingindo um resultado de melhora da sua flacidez original. O inchaço pode seguir por semanas ou até alguns meses até sumir completamente. Portanto, o resultado não é imediato.
Entre os cuidados necessários estão o uso de cinta elástica e placa modeladora e a realização de sessões de drenagem linfática. Há ainda a recomendação da utilização de outras técnicas, como o tapping, que também acelera os resultados da lipoescultura corporal.
Existe alguma contraindicação?
Não existem contraindicações para a cirurgia, mas pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidos ao procedimento quando bem preparados e orientados.