Especialidades
Profissionais
Imagens
Por que a cirurgia de correção de assimetria mamária é necessária?
A assimetria mamária é extremamente comum entre as mulheres, mas pode gerar algum desconforto estético em casos moderados a severos.
Uma simetria perfeita seria onde volume, forma e posicionamento das mamas e das aréolas são completamente idênticos entre ambos os lados.
Mudanças hormonais no período da adolescência, ganho de peso e amamentação, podem gerar ou acentuar uma assimetria mamária já existente.
Como é realizada a correção da assimetria mamária?
Não existe uma única cirurgia indicada para todos os casos, uma vez que é necessário realizar uma abordagem individualizada para entender as necessidades e expectativas de cada paciente.
A correção das mamas assimétricas em uma paciente que será submetida a uma mamoplastia de aumento pode ser realizada com colocação de implantes de diferentes volumes, além de complementação com lipoenxertia.
Por sua vez, durante o lifting das mamas com prótese, o cirurgião já possui mais liberdade para fazer ajustes também nas diferenças relacionadas à posição das aréolas, sobra de pele e volume glandular.
Além disso, em relação à cicatriz em T invertido, o cirurgião plástico tem ainda a possibilidade de remover mais pele no lado com maior sobra, mais glândulas no lado de maior volume e ajustes de posição de aréola para maior simetria, além de poder complementar detalhes com a lipoenxertia.
A mesma situação pode ocorrer em uma redução de mama, procedimento no qual é possível reduzir mais o lado maior, em busca de uma maior harmonia de volume e posicionamento final das mamas no tórax.
O Dr. Alexei Gama Cavalcanti, da Clínica Vitruviana, irá avaliar cada caso de forma individualizada. Através de uma documentação fotográfica profissional e a utilização de um sistema de reconstrução em 3D, será decidida - em conjunto com a paciente - a melhor abordagem para o seu caso, que pode incluir uma ou mais dessas opções: prótese de silicone, lipoenxertia mamária, remoção do excesso de pele, redução de aréolas e ou redução mamária.
A cirurgia de correção de assimetria mamária moderada e severa é realizada somente em centro cirúrgico. Já uma assimetria mamária leve sem a colocação de uma prótese de silicone pode ser realizada com anestesia local e sedação, com a realização da técnica periareolar.
Contraindicações
Pessoas com alterações neoplásicas da mama, doenças de pele ou distúrbios da coagulação não devem realizar essa cirurgia.
Pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidos ao procedimento quando bem preparados e orientados.