Especialidades
Profissionais
Imagens
O que é?
O enxerto de gordura nas mamas é um procedimento que utiliza a própria gordura da paciente, coletada de áreas em excesso no corpo através de uma lipoaspiração localizada, para melhorar o contorno corporal das mamas. A transferência de gordura para as mamas pode ser realizada para aumentá-las independente da instalação de uma prótese de silicone.
Por que o enxerto de gordura nas mamas é indicado?
O enxerto de gordura nas mamas é indicado para melhorar o contorno final das mamas após a colocação de próteses de silicone (principalmente para marcar mais o decote), ou volumizar alguma região da mama que ficou assimétrica ou faltando contorno ou projeção; para corrigir deformidades após cirurgias da mama (quadrante/setor) ou mastectomia; e até mesmo volumizar totalmente mamas de pequeno volume.
Como realizamos o enxerto de gordura nas mamas?
O enxerto de gordura nas mamas pode ser realizado em centro cirúrgico, com anestesia geral ou local com sedação.
Removemos gordura de alguma área que será lipoaspirada. A gordura é processada e injetada nas mamas, nas regiões que a paciente deseja aumentar de volume, visando equilibrar assimetrias ou acentuar o decote.
Contraindicações
Pessoas com doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, devem evitar a cirurgia sob o risco de piorar o quadro da enfermidade.
Pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidos ao procedimento quando bem preparados e orientados.