Especialidades
Profissionais
Imagens
Por que a redução de mamas é necessária?
Muitas pacientes possuem queixas importantes em relação ao tamanho excessivo das mamas, que as impedem de vestir roupas mais justas, fazer exercícios, além de gerar lesões nos ombros e na coluna cervical, impactando até mesmo nas suas relações sexuais. Sendo assim, a redução da mama aumenta a autoestima da paciente, proporcionando uma maior simetria e harmonia das mamas com o restante do corpo.
Trata-se de uma cirurgia que reduz o volume total das mamas, podendo ainda corrigir flacidez e diminuir o tamanho das aréolas e papilas (mamilos).
É bom frisar que a redução das aréolas e/ou a redução dos mamilos - bico das aréolas - podem ser realizadas isoladamente, sem a redução das mamas, de acordo com o formato e tamanho das mamas hoje em dia, e do desejo da paciente.
Como realizamos a Redução das Mamas?
A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada por suas particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada, suas preferências pessoais e do aconselhamento do cirurgião plástico.
Geralmente, o Dr. Alexei Gama Cavalcanti retira o excedente de tecido adiposo, mamário e de pele, segundo o desejo e necessidade da paciente, reposicionando as mamas, deixando-as montadas e firmes. O resultado final fica com um formato natural e jovem, com a utilização do próprio tecido mamário interno para deixá-las com formato arredondado.
O volume dos seios a ser reduzido é definido com base na dimensão do tórax, na quantidade de hipertrofia mamária e, claro, levando sempre em consideração a vontade da paciente. O tamanho das cicatrizes pode variar, uma vez que quanto maior as mamas nas laterais, maior a necessidade de alongar a cicatriz, que costuma ser em formato de “T invertido”.
Quando as mamas possuem muito volume lateral, tecido mamário ou excesso de tecido adiposo nas axilas, é associado ao procedimento uma lipoaspiração de axila e das laterais das mamas para melhorar a estética e o resultado final.
Caso existam nódulos observados em exames de imagem, e dependendo da suspeita de potencial de malignização, é possível planejar a retirada desses nódulos durante a cirurgia de redução de mama, dependendo da localização dos mesmos.
As opções de anestesia incluem sedação intravenosa com peridural e/ou anestesia geral. A duração da cirurgia costuma ser de três horas a quatro horas, sendo realizada em ambiente hospitalar, com alta no dia seguinte.
Contraindicações
Pessoas com doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou enfermidades crônicas, como insuficiência cardíaca, devem evitar a cirurgia sob o risco de piorar o quadro da doença.
Pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidas ao procedimento quando bem preparadas e orientadas.