Especialidades
Profissional
Imagens
O que é o preenchimento facial com ácido hialurônico?
O preenchimento facial é um procedimento estético que consiste na aplicação de ácido hialurônico em regiões da face com o objetivo de atenuar rugas e linhas de expressão, além de dar volume ou corrigir depressões de determinadas áreas do rosto.
O ácido hialurônico é uma substância que estimula e mantém ativas as fibras de colágeno, que dão sustentação, hidratação e elasticidade para a pele. Conforme envelhecemos, a produção do ácido vai diminuindo gradativamente. Trata-se de um processo biológico complexo e contínuo que se caracteriza por alterações celulares e moleculares.
Exatamente em decorrência da diminuição da produção natural de ácido hialurônico no organismo é que surgem as rugas. Por isso, o preenchimento facial com ácido hialurônico retarda o processo de envelhecimento da pele.
Como fazemos o preenchimento facial com ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é aplicado nas áreas faciais escolhidas em conjunto com o paciente utilizando uma agulha ou cânula bem pequena e fina. Como as injeções são superficiais, elas causam pouca ou nenhuma dor.
Aqui, na Clínica Vitruviana, o Dr. Alexei Gama, orienta que os pacientes apliquem uma hora antes do início do procedimento uma boa quantidade do creme anestésico, como alguma pomada com lidocaína 5%. O procedimento é rápido, durando em torno de 10 minutos.
Em geral, o preenchimento é bem tolerado no quesito dor. No entanto, é possível aplicar uma anestesia local na região com uma solução anestésica injetável, se o paciente desejar.
O efeito do preenchimento facial dura, em média, até 12 meses, sendo necessário realizar sessões de manutenção, conforme as orientações do cirurgião plástico.
Após o procedimento, o paciente pode perceber a sua pele ficar mais sensível. Por isso, é imprescindível usar o filtro solar diariamente e reaplicar se necessário durante o dia, mesmo em dias nublados.
Quais as contraindicações?
O procedimento somente é contraindicado a pacientes com histórico de alergia ou hipersensibilidade aos componentes injetáveis. Não existem contraindicações absolutas para o preenchimento facial com ácido hialurônico.