Periodontia
A Periodontia é a especialidade ligada ao tratamento da gengiva e dos tecidos de suporte dos dentes. Existe também o ligamento periodontal, que é o sistema hidráulico de amortecimento do dente.
O dente não está ligado diretamente ao osso, possui essa sensível articulação que é o que nos permite ter uma sensibilidade aguçada ao mastigar (por exemplo, é o que nos permite perceber uma pedrinha de areia no meio da comida).
Existem problemas ou doenças que podem destruir esse sistema de suporte do dente como as doenças periodontais. A causa mais comum da periodontite é o grande acúmulo de bactérias na boca que se alojam sobre os dentes e por baixo da gengiva formando colônias que chamamos hoje de biofilme bacteriano (antigamente chamado de placa bacteriana ou tártaro).
Após o acúmulo desse biofilme há a calcificação do mesmo, o que torna impossível a sua remoção feita em casa pelo paciente. Neste momento entra a figura do especialista em periodontia, que consegue realizar não só a remoção destas bactérias como é quem fará o controle da doença periodontal.
A periodontite é uma das principais causas de perda dentária em adultos, e ainda pode causar mobilidade, mudança de posição dos dentes, defeitos ósseos, retrações entre outros.
O paciente tem que ter em mente que a periodontite não possui cura, e sim controle.
Mas, além de tratar a doença, a periodontia também está acompanhando toda revolução moderna que hoje existe no ramo da odontologia. São inúmeros os tratamentos estéticos disponíveis como:
- plásticas gengivais para aumento do tamanho do dente ou diminuição da gengiva;
- plásticas para recuperação de defeito ósseo;
- plástica para cobertura de retração gengival;
- enxertos, retalhos;
- entre outros.
Caso você tenha sangramento gengival, tenha dúvidas se apresenta ou não doença periodontal ou queira uma avaliação para plástica gengival, marque uma consulta.